sábado, 15 de janeiro de 2011

A origem

Vindos de uma juventude punk forjada sob o olhar da classe média de Brasília, centro do poder no período militar, um grupo de amigos, conhecidos como a Turma da Colina, tinha muito para dizer. Cultos, com formação em bons colégios, viajados, eles foram se encantar logo pela anarquia punk. Natural numa cidade em que a impunidade era comum para quem está tão próximo ao poder.

A Legião Urbana surgiu nesse cenário, na sequência de dois projetos musicais cujos nomes eram tão opostos quantos complementares: Aborto Elétrico e Trovador Solitário. Em comum entre eles, a figura de Renato Russo, cuja personalidade poderia ser deduzida a partir destas personas artísticas que ele havia criado e batizado. “Química” era um dos hinos do Aborto Elétrico e foi a primeira canção daquela turma a ser gravada em fonograma e lançada em LP e K7 por todo o país, com uma grande ajuda de “amigos que estavam lá no Rio”, os Paralamas do Sucesso. A banda Legião Urbana foi formada em agosto de 1982 após o termino de sua banda antiga, o Aborto Elétrico, devido a uma briga com o integrante Fê Lemos (bateria). Com o fim da banda, Fê Lemos e seu irmão, Flavio Lemos (contrabaixo), reunem-se com Dinho Ouro Preto e formam então o Capital Inicial. Da Turma da Colina, se juntaram a ele Marcelo Bonfá baterista e Ico Ouro-Preto(irmão de Dinho Ouro-Preto, vocalista do Capital Inicial), mas foi logo substituído por Dado Villa-Lobos guitarrista.
O baixista Negrete participou de alguns discose Paulo Paulista (tecladista) e Eduardo Paraná (guitarrista) participaram do primeiro Show..Com o trio, o núcleo criativo se constituiu e daí uma nova história começa para os três.
Não tardou para que Jorge Davidson, o cara que lançara os Paralamas do Sucesso, quisesse lançar também aquela nova joia que surgia na sua frente. Logo em seguida, eram eles, Renato, Dado e Marcelo, que estavam de mudanças para o Rio. Contrato assinado, chance de gravar um disco e a tal história começa a não ser só dos três, mas de uma geração inteira.

Primeiro show


A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu em 5 de setembro de 1982 na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque, que contou com outras oito atrações, entre elas a da Plebe Rude, que abriu o palco para a Legião.

Esse foi o único concerto em que a banda apareceu com a sua primeira formação: Renato Russo (vocalista e baixista), Marcelo Bonfá (baterista), Paulo Paulista (tecladista) e Eduardo Paraná (guitarrista), hoje conhecido como Kadu Lambach. Após a apresentação, Paulo Paulista e Eduardo Paraná deixaram a Legião. O próximo guitarrista seria Ico Ouro-Preto (irmão de Dinho Ouro-Preto, vocalista do Capital Inicial), mas foi logo substituído por Dado Villa-Lobos, que assumiu a guitarra da Legião em março de 1983.

Sucessos

Em 23 de julho de 1983, a Legião faz no Circo Voador, Rio de Janeiro, um concerto que mudaria a história da banda. Após a apresentação, eles são convidados a gravar uma fita demo com a EMI. No ano seguinte, entra o baixista Renato Rocha e começa então a gravação do primeiro disco.

O primeiro álbum Legião Urbana, lançado em 2 de janeiro de 1985, é extremamente politizado, com letras que fazem críticas contundentes a diversos aspectos da sociedade brasileira.Entraram em cena acelerando o andamento da música jovem brasileira. Com ares punks e guitarras distorcidas, assumiam a voz daqueles que tinham crescido sobre o período militar chamando-os de “Geração Coca-Cola”, num texto que punha o dedo na cara dos mais velhos, sem deixar de cutucar a própria ferida. Um misto de desabafo e autocrítica que não poupava ninguém. Mas não eram só isso. Eles também sabiam chegar com canções redondas. “Ainda é cedo” e “Por enquanto”, esta última que é considerada como a melhor faixa de encerramento de um disco, segundo Arthur Dapieve, crítico e amigo de Renato Russo se tornaram duas das músicas mais regravadas por outros artistas nos anos seguintes.

O segundo álbum, Dois, foi lançado em 1986 o lado lírico e folk aflorou mais. O disco deveria ser duplo e se chamar Mitologia e Intuição, mas o projeto foi recusado pela gravadora, fazendo com que o disco saísse simples.Se o primeiro trabalho tinha toda a urgência punk-aborto-elétrico, aquele era  o contraponto, a visão complementar de um trovador que já não era mais solitário. Em seu começo é possível ouvir um pouco da canção "Será" envolto a ruídos de rádio e do hino da Internacional Socialista. É o segundo álbum mais vendido da banda, com mais de 1,2 milhão de cópias, e considerado por muitos o mais romântico. "Tempo Perdido" fez um grande sucesso e se tornou num dos clássicos da Legião. "Eduardo e Mônica", "Índios" e "Quase Sem Querer" também fizeram sucesso.

 
 

FILME 

Filme sobre a vida de Renato Russo começa a ser rodado em 2011

 

Estamos vivendo a era das cinebiografias musicais. Tem sido lançados dezenas de filmes sobre bandas, cantores… e chegou a vez de Renato Russo, o líder da Legião Urbana e porta voz de tantos jovens, ser homenageado nas telonas. A adolescência do músico será retratada no longa “Somos Tão Jovens”, que começa a ser rodado em abril de 2011 e terá o ator global Thiago Mendonça no papel principal.
Outra produção relacionada à Legião e seu mais famoso membro deve ser lançada em breve. A canção Faroeste Caboclo, um dos grandes hits do grupo, foi transformada em longa e deve chegar logo às telas do cinema. O filme foi rodado em maio deste ano e tem como cenário a Brasília do final dos anos 70, com um roteiro que promete ser fiel à letra escrita por Renato Russo e que conta a história de João de Santo Cristo.
Nova Coletânea

Fãs da Legião Urbana poderão escolher as faixas da nova coletânea



A EMI vai lançar uma nova coletânea de sucessos da Legião Urbana. E para escolher o repertório do disco está fazendo uma promoção, onde os fãs do grupo poderão escolher a tracklist. Para participar, basta se cadastrar no site oficial da banda e dizer que músicas devem entrar no álbum.
É possível montar sua lista com 12 músicas, que devem ser escolhidas entre as que estão listadas no site. Estão concorrendo faixas que estão no disco de estreia da banda (Legião Urbana, de 1984) até algumas canções do póstumo “Uma Outra Estação” (de 1997). Também é possível escolher a ordem das canções.
O internauta que acertar o repertório escolhido pela maioria dos fãs (o resultado depende do computo geral dos votos de todos os internautas participantes) vai ganhar um exemplar da coletânea autografado por Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. 

Até a proxima semana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário